Comunidade NationStates Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Real Companhia das Índias

Ir para baixo

Real Companhia das Índias Empty Real Companhia das Índias

Mensagem  Portugal Sáb maio 19, 2012 7:53 pm

Sinopse

A Real Companhia das Índias, tem como data de fundação 1928. É uma "obra prima" do Corporativismo Integralista, e da mentalidade pragmática que então ocupava as mentes da Secretaria de Estado do Ultramar, que visava precisamente rentabilizar colónias inviáveis. E teve a graça de El Rei, sendo desde o momento da sua criação sendo da sua mais directa protecção. O Acto Colonial de 1934, viria a corporizar os reais poderes da Companhia das Índias, convertendo-a na mais poderosa entidade comercial portuguesa de então, tendo direito a monopólios, coisa abolida na década de 30 do século XIX.

A Real Companhia das Índias, desde então que se dedica ao tráfego marítimo com grande especialização. É detentora de uma frota naval de respeito internacional, assim como de territórios debaixo de sua exploração/administração directa, pelos quais paga uma renda anual ao Estado Português, que vezes sem conta serve para tapar buracos orçamentais desde então.

Além do seu poderio naval, é um autêntico lobby da política e da economia nacional, tudo devido ao facto de ser "financiadora do Estado", devido às rendas que paga. Nenhum governo se arrisca a perder a "Tença das Índias" como é chamado esse aluguer em torno dos territórios e direitos de monopólio.

De momento é a empresa mais estável do mercado português, e dinheiro investido na mesma, significa lucro.
Além disso, a Real Companhia das Índias, através de "manobras de bastidores" dedica-se à compra de empresas congéneres, precisamente para obter os benefícios das mesmas, e alargar o seu espectro de influência. É ilegal isto, mas frequentemente ser-se juiz de um tribunal comercial é benéfico pois os subornos da Companhia das Índias costumam ser chorudos, e ninguém se atreve a apontar um dedo à mesma, pois ninguém quer desautorizar o Rei!

A Companhia tem ainda direito a possuir uma frota de guerra, paga à sua expensa, assim como sustentar forças militares, conhecidas como os "Batalhões Navais das Índias", com uma estrutura de comando interna, e independente da estrutura das forças armadas, e com o mesmo estatuto que um militar regular.


Pavilhão Naval

Real Companhia das Índias 01

Insígnias da Companhia

Real Companhia das Índias Digitalizar0003

O Pavilhão Naval da Real Companhia das Índias ostenta insígnias régias (Coroa e Esfera Armilar) para afirmar o patronato que El Rei exerce sobre a dita Companhia. A Esfera Armilar surge como símbolo da talassocracia portuguesa sobre os mares, pretendendo-se deste modo identificar a Companhia como promotora do domínio dos mares por Portugal.
Portugal
Portugal

Mensagens : 505

http://www.nationstates.net/nation=portusgaal

Ir para o topo Ir para baixo

Real Companhia das Índias Empty Re: Real Companhia das Índias

Mensagem  Portugal Sáb maio 19, 2012 7:59 pm

Territórios Adjudicados pelo Acto Colonial de 1934

Os Territórios de Cabo Verde, São Tomé e Principe e Timor estão oficialmente entregues à Real Companhia das Índias.


[[[[[[[[[[[a desenvolver]]]]]]]]]]]]]
Portugal
Portugal

Mensagens : 505

http://www.nationstates.net/nation=portusgaal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos