Comunidade NationStates Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Brainstorm economia

+2
Almada
Sarvoya
6 participantes

Ir para baixo

Brainstorm economia Empty Brainstorm economia

Mensagem  Convidad Ter Jul 17, 2012 11:09 pm

OK, já vimos que os planos complexos não vão avançar, vamos tentar deixar ideias para termos um rp económico que pelo menos exista.

Se existir interesse, claro...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Brainstorm economia Empty Re: Brainstorm economia

Mensagem  Sarvoya Sex Jul 20, 2012 11:33 pm

deveria existir um sistema de economia sim, mas não tenho ideias Neutral
Sarvoya
Sarvoya

Mensagens : 857

https://www.facebook.com/gustavopfurla

Ir para o topo Ir para baixo

Brainstorm economia Empty Re: Brainstorm economia

Mensagem  Convidad Ter Jul 24, 2012 12:45 am

Vou dar uma sugestão muito rápida que pensei hoje, acho que era simples mas ia criar dinâmica e grande lutas diplomáticas e económicas.

Para facilitar a coisa acabavam-se as fórmulas para calcular entradas e saidas de pontos e o valor inicial de cada um (falo disso no fim). É menos realista mas muito mais prático.

Cada país começa com 5 empresas de 100 pontos. Tudo por igual.

Os pontos só mudam de mãos em 2 ocasiões:
1 - compra e venda entre empresas
2 - quem ganha a guerra pode exigir pontos de indemnização


Vantagens de comprar acções de empresas de outros países?

Como temos que ligar isto à guerra, pensei no seguinte. Por cada 10% da economia que um país controlar de outro, esse país tem direito a dar 1% de orçamento militar extra ou tirar 1% de orçamento.

Exemplo: eu compro 10% de uma empresa de Piratininga. Se Piratininga se envolver num conflito, eu posso-lhe dar 1% de bónus militar ou cortar-lhe 1% de orçamento. Se tiver 20% seriam 2% e por aí fora.

Tás parvo ó Triestin assim ninguém vende...

Faz parte do negócio, quid pro quo, se não vendem também ninguém lhes vende e é verdade que ninguém vos controla mas vocês também não controlam ninguém. Sejam imaginativos nos negócios...

Hmmm... tem que haver outra motivação para vender

E há, eu só vendo pacotes completos. Em caso de confronto directo, cada 100 pontos de vantagem sobre a economia do outro país traduziam-se na prática em 1% de orçamento extra só contra esse país.

Exemplo: eu não gosto do Peter mas confio em Almada. Vendo a Almada tendo garantia que ele não vai accionar os castigos a que tem direito de me impor e fico com mais 100 pontos que o Peter, ou seja, mais 1% contra ele sem que ele possa fazer nada. Claro que ele podia vender 10% a um país aliado para receber 1% de bónus desse país.



Como vêm, conforme as situações, há possibilidade de fazer uma boa gestão de negócios e conseguir vantagens sobre outros países, obviamente cedendo sempre uma parte do nosso controlo.


E como entram novos pontos em jogo?

Aí pensei numa forma justa de benificiar quem aposta mais em coisas que não o orçamento militar. Os pontos seriam atribuidos de forma proporcionalmente inversa aos orçamentos militares.

Já sei, não é realista, mas tinhamos 2 tipos de nações e todas importantes: umas teriam grandes orçamentos militares e outras grande poder diplomático (porque como viram, a economia traduz-se basicamente como poder diplomático de cortar ou dar bónus em caso de guerra, ou seja, todos têm interesse em ter apoio diplomático).

O pais com o maior orçamento militar receberia 1 ponto por semana, o segundo maior orçamento militar 2 pontos e por aí fora. Galiza receberia mais pontos que todos, ou seja, se de facto é um país irrelevante em termos militares, a sua importância diplomática seria imensa, pois tinha capacidade de comprar mais acções e poder com isso dar cortes e bónus.

Se houver uma guerra, o pessoal com exércitos diverte-se à mocada e os fraquitos entram porque todos os vão convencer a apoiar país A ou B ou a prejudicar A ou B. Oportunidade de jogo para todos.


E os pontos entravam distribuidos de forma igual para evitar aquele tópico chato de dizer para onde vão os pontos semanais. Que organizasse isso (e eu não me importo de o fazer) só tinha que ver a tabela dos orçamentos militares e meter os pontos.


E pronto é isto, pode ser que gostem ou que sirva d ebase para outras ideia.s

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Brainstorm economia Empty Re: Brainstorm economia

Mensagem  Almada Qua Jul 25, 2012 3:53 am

Se não te importas de tratar disso, por mim acho bem que se experimentem coisas novas. Se virmos que não resulta anula-se.
Almada
Almada
Admin

Mensagens : 751

https://nsportugal.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

Brainstorm economia Empty Re: Brainstorm economia

Mensagem  Islão Ter Set 18, 2012 6:39 pm

Estava a pensar seguir o modelo já acima descrito, com algumas alterações.

Estava a pensar em 6 empresas

Empresa A / B / C / D - cada uma com o valor de 2 % da economica (total 8 %)

Empresa E / F - cada uma 1 %

ou seja 6 empresas que representarão 10 % da economia...

As empresas podem ser compradas, vendidas, oferecidas por troca de favores, etc...

é ainda uma ideia inicial, não sei o que acham?

Islão

Mensagens : 140

Ir para o topo Ir para baixo

Brainstorm economia Empty Re: Brainstorm economia

Mensagem  Mugugaipai Ter Nov 06, 2012 4:27 am

Apenas "colar" o que postei noutro local mas deveria ter colocado aqui.

Mugugaipai escreveu:
Mas reparei que estão (ou estiveram?) com problemas em definir como fazer o RP económico, principalmente dado que querem fazer a ligação com o poder militar. Não sei se este é o sítio certo, mas como não quero para já andar a escrever em todo o lado sem ter uma nação activa, fica aqui a minha análise e ideia.

As ideias debatidas parecem interessantes, mas penso que poderia recorrer-se a alguma espécie de contramedida baseada na evolução dos indicadores da economia (que se podem basear nas calculadoras NS Economy ou NS Tracker) com pesos ponderais adequados, e fazer assim com que a economia seja um pouco mais volátil e não exclusivamente dependente da dimensão e poder militar. Isto faria com que a economia do RP fosse bastante mais aproximada da do mundo real, e conseguir-se-ia fazer com que um mero azar pudesse interferir e inviabilizar uma ofensiva, inverter uma situação de poderio económico ou causar um crash. Twisted Evil

Evidentemente, ainda não tenho uma metodologia totalmente definida para atingir e automatizar isto, mas creio que poderia advir de uma elaboração de ranking periódico com base na evolução dos indicadores, e atribuindo pontos em função da maior evolução positiva ou retirando em função do pior desempenho no intervalo considerado.

Os pontos perdidos significariam uma obrigação desses jogadores de colocar uma correspondente quantidade de acções no mercado bolsista, e os pontos ganhos significariam saldo para licitação das acções aí colocadas. O valor das acções das empresas em bolsa variaria então com a capitalização obtida e se algumas acções não obtivessem comprador o seu valor baixaria, embora a posse não se alterasse. Very Happy

Vou tentar esquematizar para apresentar uma proposta global, mas queria desde já pedir o vosso feedback quanto a isto. A mim interessar-me-ia sobretudo o RP económico desde já. Enquanto preparo as ideias da nação para entrar no RP ia fazendo um papel de "pseudo-troika" na preparação da região para o RP económico, fazendo o acompanhamento e a evolução do modelo durante a implementação. Que me dizem?
Mugugaipai
Mugugaipai

Mensagens : 15

Ir para o topo Ir para baixo

Brainstorm economia Empty Re: Brainstorm economia

Mensagem  Mugugaipai Seg Nov 19, 2012 6:22 am

Ok gente... isto é mais ou menos o que pretendia para o RP ECONÓMICO. Vejam e comentem. Apesar de o propor, parece-me algo bastante complicado, para já, sem automatização de cálculo...

1. INÍCIO DO RP ECONÓMICO
5 COMPANHIAS POR NAÇÃO, CADA UMA COM 10 000 ACÇÕES DE 10$, TOTALIZANDO $500000,00 POR NAÇÃO.

ADICIONALMENTE, $50000,00 DE DINHEIRO PARA TAXAS E INVESTIMENTOS.

2. FORUM ECONÓMICO NATIONSTATES PORTUGAL (FENP), TUTELA DO RP ECONÓMICO
CRIAÇÃO DO FORUM ECONÓMICO NATIONSTATES PORTUGAL (FENP), QUE CONGREGA AS NAÇÕES EM RP ECONÓMICO E QUE TUTELA, E REGULA O RP ECONÓMICO DA REGIÃO.

AS REGRAS DO RP ECONÓMICO SÃO PROPOSTAS PELO FENP AOS JOGADORES PARA VOTAÇÃO. NUM UNIVERSO DE 1000 VOTOS, CADA JOGADOR TERÁ O PESO CORRESPONDENTE AO SEU PESO ECONÓMICO NA FENP (O VALOR DAS ACÇÕES QUE POSSUI). INICIALMENTE, O PESO ECONÓMICO DE TODAS AS NAÇÕES É IDÊNTICO.

VÁRIAS TRANSACÇÕES PAGAM TAXA AO FENP, QUE SERVIRÃO PARA AJUDA FINANCEIRA (QUANDO SOLICITADA) A PAÍSES EM CRISE ECONÓMICA.

O CAPITAL PRÓPRIO INICIAL DO FENP É DE $100000,00 POR CADA NAÇÃO MEMBRO DO CONSELHO DAS NAÇÕES DO FENP.

3. INDICE ECONÓMICO NACIONAL (IEN)
ÍNDICE ECONÓMICO NACIONAL (IEN) DE 0 A 100 PARA COMPARAÇÃO DA EVOLUÇÃO ECONÓMICA DAS NAÇÕES, DEFINIDO COM BASE NOS INDICADORES DO NS TRACKER PARA:

 POPULAÇÃO (RANKING ENTRE AS NAÇÕES ENVOLVIDAS NO RP ECONÓMICO)
 GDP PER CAPITA (RANKING ENTRE AS NAÇÕES ENVOLVIDAS NO RP ECONÓMICO)
 CAMBIO EM $ POR UNIDADE DE MOEDA NACIONAL (RANKING ENTRE AS NAÇÕES ENVOLVIDAS NO RP ECONÓMICO)
 BALANÇA COMERCIAL CALCULADA NO QUOCIENTE ENTRE EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES (RANKING ENTRE AS NAÇÕES ENVOLVIDAS NO RP ECONÓMICO)

LUGAR NO RANKING /PONTOS ATRIBUÍDOS
1º 100
2º 90
3º 80
4º 70
5º 60
6º 50
7º 25
8º 10
9º 5
10º e acima 1


A NAÇÃO COM MELHOR EVOLUÇÃO EM CADA DOS PARÂMETROS É BONIFICADA COM 100 PONTOS ADICIONAIS

O IEN É AFECTADO PERCENTUALMENTE PELOS INDICADORES DO NS TRACKER PARA

 TAXA DE IMPOSTOS (% AFECTA NEGATIVAMENTE)
 TAXA DE DESEMPREGO (% AFECTA NEGATIVAMENTE)

OS INDICADORES FORAM ESCOLHIDOS TENDO EM CONTA UMA IDEIA DE GARANTIR UMA HOMOGENEIDADE DE CRITÉRIO. POR EXEMPLO, NO CASO DO GDP, FOI ESCOLHIDO O GDP PER CAPITA POR PERMITIR UMA COMPARAÇÃO ENTRE NAÇÕES MAIS VÁLIDA. TAMBÉM NO CASO DA BALANÇA COMERCIAL, É PREFERÍVEL USAR O QUOCIENTE REFERIDO POR SER MAIS COMPARATIVO DAS REALIDADES ECONÓMICAS DAS NAÇÕES, DEIXANDO DE PARTE O FACTO DE SE TRATAR DE NAÇÕES COM MAIS OU MENOS POPULAÇÃO.

NO CASO DO INDICADOR DE POPULAÇÃO, CONTUDO, ISTO NÃO OCORRE, MAS O NS TRACKER PERMITE DEFINIR OS CÁLCULOS COM BASE NUMA POPULAÇÃO FIXA. RECOMENDA-SE QUE CADA NAÇÃO ESTIPULE PARA OS CÁLCULOS UMA BASE DE 100M DE HABITANTES, NÃO SENDO NO ENTANTO OBRIGATÓRIO.

A PONTUAÇÃO É APROXIMADA ENTÃO A UMA ESCALA DE 0 A 100. AO MENOR VALOR DE PONTUAÇÃO OBTIDO m CORRESPONDERÁ O IEN 0 E AO MAIOR VALOR M CORRESPONDERÁ O IEN 100

Brainstorm economia Ien

GENERICAMENTE, A QUALQUER OUTRA NAÇÃO COM PONTUAÇÃO a, CORRESPONDERÁ UM IEN A IGUAL A ((a-m)x100)/(M-m).

4. DISTRIBUIÇÃO DESIGUAL DE EFEITOS
O JOGADOR PODE DEFINIR QUE PRETENDE QUE O EFEITO DA ECONOMIA INCIDA MAIS SOBRE UMA COMPANHIA DO QUE SOBRE OUTRA. PODE FAZÊ-LO PELA DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL A PRIORI DOS EFEITOS DE VALORIZAÇÕES E DESVALORIZAÇÕES PELAS SUAS EMPRESAS MAS TEM QUE O FAZER ATÉ AO PENÚLTIMO DIA ANTES DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DE CADA PERÍODO, NÃO PODENDO MODIFICÁ-LAS ATÉ AO PERÍODO SEGUINTE.

NA DISTRIBUIÇÃO DESIGUAL, O JOGADOR PODE OPTAR POR DEFINIR QUE UMA PERCENTAGEM DO DINHEIRO GANHO É MANTIDA PARA INVESTIMENTOS E TAXAS

NÃO SE ACTIVANDO ESTE MECANISMO, O IEN INCIDIRÁ IGUALMENTE SOBRE TODAS AS EMPRESAS DO JOGADOR

5. CRESCIMENTO ECONÓMICO/RECESSÃO
SE NO GLOBAL DAS NAÇÕES HOUVER UMA DIMINUIÇÃO DO CAPITAL TOTAL INVESTIDO NAS COMPANHIAS CONSIDERA-SE QUE HÁ RECESSÃO GLOBAL. SE PELO CONTRÁRIO, O CAPITAL INVESTIDO AUMENTA, HÁ CRESCIMENTO DA ECONOMIA GLOBAL.

6. VALORIZAÇÃO/DESVALORIZAÇÃO DAS COMPANHIAS DE CADA NAÇÃO EM FUNÇÃO DO IEN
ATRIBUI-SE A VALORIZAÇÃO/DESVALORIZAÇÃO DAS COMPANHIAS DETIDAS POR CADA UMA DAS NAÇÕES PELA TAXA CORRESPONDENTE AO DESVIO EM RELAÇÃO AOS 50 DA ESCALA DO IEN.

A VALORIZAÇÃO E DESVALORIZAÇÃO TEM EFEITO SOBRE O VALOR DE CADA ACÇÃO, NÃO HAVENDO AUMENTO NEM REDUÇÃO DE ACÇÕES EM FUNÇÃO DA EVOLUÇÃO DO PERÍODO DE AVALIAÇÃO.

EXEMPLO:
SUPONHAMOS UMA COMPANHIA COM 3 ACCIONISTAS AAA, BBB E CCC. AAA TEVE IEN 75, BBB IEN 28 E CCC IEN 49. AAA POSSUI 40% DA COMPANHIA, BBB 30% E CCC OUTROS 30%. O VALOR UNITÁRIO DAS 10000 ACÇÕES ESTAVA EM $15,00 ANTERIORMENTE. A DISTRIBUIÇÃO DE EFEITOS DESIGUAL NÃO FOI ACTIVADA.

COMO AAA TEVE IEN 75, ISSO SIGNIFICA VALORIZAÇÃO DE 25% SOBRE AS SUAS 4000 ACÇÕES A $15,00 – $75000,00
COMO BBB TEVE IEN 28, ISSO SIGNIFICA DESVALORIZAÇÃO DE 22% SOBRE AS SUAS 3000 ACÇÕES A $15,00 - $35100,00
COMO CCC TEVE IEN 49, ISSO SIGNIFICA DESVALORIZAÇÃO DE 1% SOBRE AS SUAS 3000 ACÇÕES A $15,00 - $44550,00

NO TOTAL, 10000 ACÇÕES QUE AGORA VALEM 75K+35.1K+44.55K = $154650,00, OU SEJA, CADA ACÇÃO VALE AGORA $15,47

7. EMISSÃO DE ACÇÕES OU REDUÇÃO DE ACÇÕES NO MERCADO
A EMISSÃO DE NOVAS ACÇÕES É POSSÍVEL SEMPRE QUE O JOGADOR DESEJE MAS NECESSITA DO ACORDO DE 50% DOS ACCIONISTAS E OU REDUZ O VALOR DE CADA ACÇÃO OU OS NOVOS ACCIONISTAS DEVERÃO DESVALORIZAR AS SUAS OUTRAS EMPRESAS NO VALOR CORRESPONDENTE.

DO MESMO MODO, PODE REDUZIR-SE O Nº DE ACÇÕES ATÉ UM MÍNIMO DE 5000, E DESTE MODO AUMENTAR O VALOR DE CADA ACÇÃO.

A EMISSÃO DE ACÇÕES E REDUÇÃO DE ACÇÕES PAGA UMA TAXA FIXA DE $0,50 POR CADA ACÇÃO AO FENP.

8. VENDA DE POSIÇÃO
QUALQUER JOGADOR PODERÁ VENDER UMA POSIÇÃO NUMA EMPRESA A OUTRO JOGADOR EM QUALQUER MOMENTO. O VALOR DEVERÁ SER ACORDADO, E TER EM CONTA O VALOR UNITÁRIO DAS ACÇÕES, MAS NÃO TERÁ QUE CORRESPONDER A ESTE VALOR.

SE SE TRATA DE UMA COMPRA DE POSIÇÃO EM OUTRA EMPRESA, 50,1% DOS ACCIONISTAS DA EMPRESA COMPRADORA TERÃO QUE CONCORDAR PARA QUE O NEGÓCIO POSSA REALIZAR-SE, PORQUE SE TRATA DE UMA REDUÇÃO DE CAPITAL. AS ACÇÕES DA EMPRESA COMPRADORA DESVALORIZAR-SE-ÃO DO VALOR INVESTIDO NA AQUISIÇÃO. AS ACÇÕES SERÃO TRANSFERIDAS PARA O JOGADOR COMPRADOR, E O CAPITAL TRANSFERIDO NO SENTIDO INVERSO. O JOGADOR VENDEDOR DEVERÁ DEFINIR SE QUE MANTER O DINHEIRO EM SUA POSSE PARA INVESTIMENTOS E TAXAS OU VALORIZAR AS ACÇÕES NAS OUTRAS EMPRESAS. NESTE SEGUNDO CASO, DEVERÁ INDICAR QUAL OU QUAIS AS EMPRESAS E QUE DISTRIBUIÇÃO DE LUCROS PRETENDE ENTRE AS EMPRESAS EM QUE TEM POSIÇÃO ACCIONISTA. A VENDA DE POSIÇÃO ENTRE EMPRESAS PAGA UMA TAXA FIXA DE $0,50 POR CADA ACÇÃO AO FENP

SE SE TRATA DE UM AUMENTO DE POSIÇÃO DE UM JOGADOR NUMA EMPRESA, O VALOR UNITÁRIO DE VENDA NÃO PODERÁ SER SUPERIOR AO MAIOR VALOR DE CADA ACÇÃO DESSA EMPRESA DURANTE O ANO CORRENTE. O JOGADOR COMPRADOR DEVERÁ ACORDAR COM O VENDEDOR SE ENTREGARÁ ACÇÕES DE OUTRA EMPRESA NO MESMO VALOR À TROCA DESTAS OU SE FARÁ UM INVESTIMENTO COM CAPITAL. O VENDEDOR ASSUMIRÁ AS ACÇÕES RECEBIDAS EM TROCA E DEVERÁ DEFINIR SE QUE MANTER O RESTANTE DINHEIRO EM SUA POSSE PARA INVESTIMENTOS E TAXAS OU VALORIZAR AS ACÇÕES NAS OUTRAS EMPRESAS. NESTE SEGUNDO CASO, DEVERÁ INDICAR QUAL OU QUAIS AS EMPRESAS E QUE DISTRIBUIÇÃO DE LUCROS PRETENDE ENTRE AS EMPRESAS EM QUE TEM POSIÇÃO ACCIONISTA. A VENDA DE POSIÇÃO DENTRO DA MESMA EMPRESA NÃO PAGA TAXA.

9. NOVAS COMPANHIAS
QUALQUER EMPRESA QUE SE TENHA VALORIZADO ATÉ PELO MENOS AOS $200000,00 PODE DAR ORIGEM A UMA NOVA, POR DIVISÃO EM DUAS DE CAPITAIS IDÊNTICOS.

DO MESMO MODO, PODE USAR-SE O EXCEDENTE DE VÁRIAS COMPANHIAS, CONQUANTO O CAPITAL DA NOVA COMPANHIA PERFAÇA $100000,00 E NENHUMA DAS COMPANHIAS MÃE FIQUE COM CAPITAL PRÓPRIO INFERIOR A $100000,00

NO CASO ANTERIOR AS COMPANHIAS MÃE NÃO TÊM QUE SER TODAS DO MESMO JOGADOR, E AS ACÇÕES DA NOVA COMPANHIA SERÃO DISTRIBUÍDAS PELOS VÁRIOS INVESTIDORES.

QUALQUER CRIAÇÃO DE NOVAS EMPRESAS A PARTIR DE COMPANHIAS EXISTENTES EXIGE O ACORDO DE 50,1% DOS ACCIONISTAS DE CADA UMA DAS EMPRESAS MÃE

CRIAR UMA NOVA COMPANHIA PAGA €5000,00 DE TAXAS AO FENP.

10. EXTINÇÃO DE COMPANHIAS
QUALQUER EMPRESA QUE DESVALORIZE ATÉ AOS $10000 PODERÁ SER EXTINTA, POR PROPOSTA DO ACCIONISTA MAIORITÁRIO E ACORDO DE 50,1% DOS ACCIONISTAS. A EXTINÇÃO NÃO PAGA QUALQUER TAXA

O CAPITAL DE CADA ACCIONISTA DA COMPANHIA A EXTINGUIR SERÁ ATRIBUÍDO AO ACCIONISTA CESSANTE COMO DINHEIRO PARA INVESTIMENTOS E TAXAS. SE O JOGADOR NÃO TIVER OUTRAS PARTICIPAÇÕES ACCIONISTAS, O FENP PODERÁ CRIAR UMA NOVA COMPANHIA COM CAPITAL $100000,00 EM 10K ACÇÕES E ENTREGAR AO JOGADOR O CORRESPONDENTE AO CAPITAL QUE ESTE TENHA AINDA. MESMO QUE O SEU SALDO SEJA ZERO, O FENP CEDERÁ AO JOGADOR O CONTROLO DA EMPRESA SOB REGÊNCIA, ATÉ QUE EXISTA UM JOGADOR COM 50,1% DAS ACÇÕES DA COMPANHIA PARA ASSUMIR O CONTROLO. AS ACÇÕES DO FENP ESTARÃO SEMPRE À VENDA PELO VALOR UNITÁRIO, NÃO PODENDO O FENP RECUSAR VENDER PARTE OU A TOTALIDADE DA SUA POSIÇÃO SEJA A QUE JOGADOR FOR.

11. UNIÕES ECONÓMICAS E MONETÁRIAS INTERNACIONAIS
É ACEITÁVEL O ESTABELECIMENTO DE UNIÕES ECONÓMICAS INTERNACIONAIS, E DE UNIÕES MONETÁRIAS. AS REGRAS PARA ESTAS UNIÕES DEVERÃO SER DISCUTIDAS E ACORDADAS COM O CONSELHO DAS NAÇÕES DO FENP E OBTER O ACORDO DA MAIORIA.

12. PARÂMETROS NACIONAIS DO NS TRACKER
PODEM SER ALTERADOS PELOS JOGADORES NOS SETTINGS, MAS DEVEM INFORMAR O FENP E DURANTE ESSE PERÍODO DE AVALIAÇÃO CONSIDERAR-SE-Á QUE A NAÇÃO SE MANTEVE ESTÁVEL ECONÓMICAMENTE (NÃO HAVERÁ VALORIZAÇÃO NEM DESVALORIZAÇÃO), MAS FAZENDO-SE A AVALIAÇÃO NA MESMA PARA GARANTIR AVALIAÇÃO ADEQUADA NO PERÍODO SUBSEQUENTE.

13. ECONOMIA DE GUERRA
EM CASO DE GUERRA, PARA ALÉM DOS ORÇAMENTOS MILITARES, CONSIDERA-SE UM "BOOST" CORRESPONDENTE A 25% DO ORÇAMENTO DO INIMIGO PARA CADA UMA DAS PARTES BELIGERANTES OU ALIANÇAS. CRIA-SE UMA EMPRESA DE ESFORÇO DE GUERRA PARA CADA PAÍS BELIGERANTE. O CAPITAL DESTA EMPRESA É O CORRESPONDENTE AOS TAIS 25%.

POR OUTRO LADO, TODOS OS JOGADORES OU ALIANÇAS DE JOGADORES PODEM INVESTIR DINHEIRO NO ESFORÇO DE GUERRA DE UM PAÍS OU DE OUTRO.
CADA $25000,00 DÃO OU TIRAM MAIS 1% DE CAPITAL À EMPRESA DE ESFORÇO DE GUERRA ESCOLHIDA.

QUEM PERDER A GUERRA SERÁ RESPONSÁVEL POR PAGAR INDEMNIZAÇÃO A QUEM A GANHAR NA PROPORÇÃO DO CAPITAL QUE SE PROVE QUE A GUERRA FEZ COM QUE O VENCEDOR PERDESSE.

QUEM GANHAR SERÁ RESPONSÁVEL POR DEVOLVER O CAPITAL INVESTIDO NA SUA COMPANHIA DE ESFORÇO DE GUERRA.

NO FIM DA GUERRA TODAS AS EMPRESAS DE ESFORÇO DE GUERRA DEVERÃO SER EXTINTAS. O CAPITAL APENAS PARA OS INVESTIDORES NÃO ENVOLVIDOS DIRECTAMENTE NA GUERRA NA PROPORÇÃO DO SEU INVESTIMENTO E LUCRO CORRESPONDENTE, SE O HÁ. AS PARTES ENVOLVIDAS NO CONFRONTO NÃO PODEM USUFRUIR DO DINHEIRO DO "BOOST" MAS APENAS DO INVESTIMENTO DIRECTO NA EMPRESA.




Última edição por Mugugaipai em Seg Nov 19, 2012 12:58 pm, editado 1 vez(es)
Mugugaipai
Mugugaipai

Mensagens : 15

Ir para o topo Ir para baixo

Brainstorm economia Empty Re: Brainstorm economia

Mensagem  Galiza Seg Nov 19, 2012 7:56 am

Ainda tenho que analisar pelo miúdo, mas por um lado gosto, porque é muito completo e rigorosa. Mas como disseste, pelo outro vejo o problema de que seja muito complicado. Se calhar pode ser feita uma folha Excel para automatizar isso tudo (e se fôr possível, para importar os dados diretamente da NStracker com uma macro - eu tenho uma folha que importa dados do NSeconomy, mas apenas para uma nação).
Galiza
Galiza

Mensagens : 623

http://www.nationstates.net/nation=galiza_rp

Ir para o topo Ir para baixo

Brainstorm economia Empty Re: Brainstorm economia

Mensagem  Sarvoya Seg Nov 19, 2012 8:00 pm

Mugugaipai escreveu:
9. NOVAS COMPANHIAS
QUALQUER EMPRESA QUE SE TENHA VALORIZADO ATÉ PELO MENOS AOS $200000,00 PODE DAR ORIGEM A UMA NOVA, POR DIVISÃO EM DUAS DE CAPITAIS IDÊNTICOS.

DO MESMO MODO, PODE USAR-SE O EXCEDENTE DE VÁRIAS COMPANHIAS, CONQUANTO O CAPITAL DA NOVA COMPANHIA PERFAÇA $100000,00 E NENHUMA DAS COMPANHIAS MÃE FIQUE COM CAPITAL PRÓPRIO INFERIOR A $100000,00

NO CASO ANTERIOR AS COMPANHIAS MÃE NÃO TÊM QUE SER TODAS DO MESMO JOGADOR, E AS ACÇÕES DA NOVA COMPANHIA SERÃO DISTRIBUÍDAS PELOS VÁRIOS INVESTIDORES.

QUALQUER CRIAÇÃO DE NOVAS EMPRESAS A PARTIR DE COMPANHIAS EXISTENTES EXIGE O ACORDO DE 50,1% DOS ACCIONISTAS DE CADA UMA DAS EMPRESAS MÃE

CRIAR UMA NOVA COMPANHIA PAGA €5000,00 DE TAXAS AO FENP.


Gostei dessa parte Wink
Precisaremos criar um fórum ou será um subfórum daqui?
Sarvoya
Sarvoya

Mensagens : 857

https://www.facebook.com/gustavopfurla

Ir para o topo Ir para baixo

Brainstorm economia Empty Re: Brainstorm economia

Mensagem  Mugugaipai Seg Nov 19, 2012 8:09 pm

Sarvoya escreveu:
Gostei dessa parte Wink
Precisaremos criar um fórum ou será um subfórum daqui?

Como preferirem... Smile
Mugugaipai
Mugugaipai

Mensagens : 15

Ir para o topo Ir para baixo

Brainstorm economia Empty Re: Brainstorm economia

Mensagem  Lapália Seg Nov 19, 2012 8:24 pm

Realmente tens aí uma grande ideia, acho que se deve pôr em prática à experiência e ver no que dá. Eventualmente, eu posso fazer um "programa" em php que automatize essas contas todas, mas será uma coisa para férias...
Lapália
Lapália

Mensagens : 645

Ir para o topo Ir para baixo

Brainstorm economia Empty Re: Brainstorm economia

Mensagem  Sarvoya Seg Nov 19, 2012 9:10 pm

Mugugaipai escreveu:
Sarvoya escreveu:

Precisaremos criar um fórum ou será um subfórum daqui?

Como preferirem... Smile

Para não ficar disperso como no caso da Wiki, prefiro um subfórum. Pode ser usado o próprio "Economia e Negócios".
Sarvoya
Sarvoya

Mensagens : 857

https://www.facebook.com/gustavopfurla

Ir para o topo Ir para baixo

Brainstorm economia Empty Re: Brainstorm economia

Mensagem  Galiza Ter Nov 20, 2012 11:21 am

Subfórum, melhor.
Galiza
Galiza

Mensagens : 623

http://www.nationstates.net/nation=galiza_rp

Ir para o topo Ir para baixo

Brainstorm economia Empty Re: Brainstorm economia

Mensagem  Mugugaipai Sex Nov 23, 2012 7:21 pm

muito bem... quem cria o subforum?

por outro lado, para registo, que cada um indique se quer ou não alinhar no RP económico (e qual a nação correspondente do NS)
Mugugaipai
Mugugaipai

Mensagens : 15

Ir para o topo Ir para baixo

Brainstorm economia Empty Re: Brainstorm economia

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos