Metalomecânica Dácia
Página 1 de 1
Metalomecânica Dácia
Sinopse
A empresa de automóveis, e maquinaria Dácia, foi pioneira no mercado português, embora formada de forma tardia, aproveitou as vantagens dos governos proteccionistas do Marquês de Monforte, que lhe facultaram um crescimento saudável a nível do mercado interno, projectando-a depois para o mercado internacional.
Evolução dos Logotipos
A empresa foi fundada em 1965, com o nome de União Automóvel Portuguesa, tendo mais tarde mudado o nome para Dácia, depois do fundador Domingos Dácia ter-se tornado sócio maioritário. Mantém-se na família do fundador, Domingos Jerónimo de Oliveira Dácia até a actualidade. Inicialmente, até 1968 fabricava motores para diversos fins, e atrelados e peças de automóvel "da concorrência". Em 1968, a par com essas funções, graças a um grupo de jovens engenheiros mecânicos saídos do Instituto Superior Técnico, e muito atentos às tendências do design de então, projectaram um simples e pequeno carro de linhas modernas, mas ao mesmo tempo barato. Foi um sucesso, até no estrangeiro, que poucas perspectivas de mercado se tinha, acabaram por ter vendas até bastante boas.
O Dácia 1100, o pai de todos os Dácias...
Desde então a Dácia tem-se especializado e fabricar veículos automóveis, e a preços altamente competitivos. As suas fábricas estão situadas em Leiria, Setúbal e Lisboa.
Modelos Dácia Actuais
Dacia Sandero
Dacia Logan
Dacia Logan Pick Up
Dacia Logan Mcv
Dacia Duster
Actualmente a Dácia comprou as acções todas da empresa pública, União Metalo Mecânica Nacional, o que faz da Dácia detentora oficial dessa dita empresa. A UMM tornou-se o braço "mais industrial" da Dácia, fabricando agora a Dácia veículos militares, assim como todo-terrenos utilitários.
A empresa de automóveis, e maquinaria Dácia, foi pioneira no mercado português, embora formada de forma tardia, aproveitou as vantagens dos governos proteccionistas do Marquês de Monforte, que lhe facultaram um crescimento saudável a nível do mercado interno, projectando-a depois para o mercado internacional.
Evolução dos Logotipos
A empresa foi fundada em 1965, com o nome de União Automóvel Portuguesa, tendo mais tarde mudado o nome para Dácia, depois do fundador Domingos Dácia ter-se tornado sócio maioritário. Mantém-se na família do fundador, Domingos Jerónimo de Oliveira Dácia até a actualidade. Inicialmente, até 1968 fabricava motores para diversos fins, e atrelados e peças de automóvel "da concorrência". Em 1968, a par com essas funções, graças a um grupo de jovens engenheiros mecânicos saídos do Instituto Superior Técnico, e muito atentos às tendências do design de então, projectaram um simples e pequeno carro de linhas modernas, mas ao mesmo tempo barato. Foi um sucesso, até no estrangeiro, que poucas perspectivas de mercado se tinha, acabaram por ter vendas até bastante boas.
O Dácia 1100, o pai de todos os Dácias...
Desde então a Dácia tem-se especializado e fabricar veículos automóveis, e a preços altamente competitivos. As suas fábricas estão situadas em Leiria, Setúbal e Lisboa.
Modelos Dácia Actuais
Dacia Sandero
Dacia Logan
Dacia Logan Pick Up
Dacia Logan Mcv
Dacia Duster
Actualmente a Dácia comprou as acções todas da empresa pública, União Metalo Mecânica Nacional, o que faz da Dácia detentora oficial dessa dita empresa. A UMM tornou-se o braço "mais industrial" da Dácia, fabricando agora a Dácia veículos militares, assim como todo-terrenos utilitários.
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos