Comunidade NationStates Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Papas - Por quem se está?

+3
Rokolev
Almada
Portugal
7 participantes

Ir para baixo

Papas - Por quem se está? Empty Papas - Por quem se está?

Mensagem  Portugal Sáb maio 19, 2012 7:23 pm

Ora bem já toda a gente sabe da história do anti-Papa português que ocupou o Vaticano. e do Papa que fugiu do Vaticano, expulso à força pelo Anti-Papa Portugues, e excomungado por ele também em tom de Anatema (maldição...)

Agora quem é que daqui tem representação Católica no mundo!? Por quem?

Pessoal que tem Estados Teológicos e Estados Confessionais(estados com religião oficial)!
Por qual dos papas alinham? O Tridentino Bento XVI ou o Vaticanista João Paulo II?

Atenção que isto é um Cisma religioso, em que ambas as partes tentam esmagar a outra e tentam usar as autoridades seculares (Estado) para conseguirem os seus fins.

Em Portugal está tudo endrominado pelos Tridentinos, até os Neo-Setembristas, todos dados a pseudo-laicismos estão todos do lado dos Tridentinos. (Por razões políticas, para não tornar o regime Liberal impopular, visto que os Integralistas Lusitanos, todos super-católicos, são todos tridentinos!)

Portugal
Portugal

http://www.nationstates.net/nation=portusgaal

Ir para o topo Ir para baixo

Papas - Por quem se está? Empty Re: Papas - Por quem se está?

Mensagem  Almada Sáb maio 19, 2012 7:39 pm

Os católicos almadenses (relembro que são minoritários am Almada) são leais ao Vaticano.
Almada
Almada
Admin

https://nsportugal.forumeiro.com

Mensagem  Rokolev Sáb maio 19, 2012 7:43 pm

Eu nem me importava, mas os meus macacos são Cristãos Arianos, portanto guerras inter-papais não encaixam aqui.
Rokolev
Rokolev

http://www.nationstates.net/nation=gothorum

Mensagem  Sarvoya Sáb maio 19, 2012 7:58 pm

minha "colonia" Curdistão é ao estilo islâmica, porem acho que inventarei um nome, Yucatan será politeista, como os nórdicos e gregos, ja o restante sem religiao em 60% e 40% mesclada com varias práticas.
Sarvoya
Sarvoya

https://www.facebook.com/gustavopfurla

Mensagem  Lapália Sáb maio 19, 2012 8:01 pm

Lapália é, em teoria, um estado laico. Contudo, a maioria da população é católica e, como tal, o Estado dá várias regalias e privilégios não oficiais a esta religião.

No sul do país, a parte "portuguesa", apoia o papa Tridentino desde o cisma. No norte, o Tridentino tem vindo a ganhar adeptos ao longo dos anos, devido sobretudo à influência do sul e suas ordens religiosas.
Lapália
Lapália

Mensagem  São Paulo Sáb maio 19, 2012 8:24 pm

O meu país é confessional, mas é uma Igreja Ortodoxa. Igreja Católica de São Paulo.
São Paulo
São Paulo

Mensagem  Portugal Sáb maio 19, 2012 8:34 pm

Rokolev escreveu:Eu nem me importava, mas os meus macacos são Cristãos Arianos, portanto guerras inter-papais não encaixam aqui.

LOLOL Ya! Os "hereges"!!!!! xD A osga dos católicos xD Dá um bom RP Wink

Opah se tiveres ai algumas dioceses residuais, tipo Catolicismo quase a título de Seita Wink
Portugal
Portugal

Mensagem  Galiza Sáb maio 19, 2012 8:41 pm

Antes de mais nada, realmente necessitamos manter a história dos dois Papas? No forum anterior afinal o único papado activo era o tridentino, o outro era como se não existisse. Tinha apoiantes teóricos (os bispos athaúlphicos, por exemplo), mas afinal não havia RP sobre aquilo. Acho que era melhor começar com um único Papa católico e se no futuro houver RP sobre cismas da Igreja e tal, começa-lo desde o princípio. Aliás, se temos um estado ariano, outro pentecontalista e vários católicos romanos, acho que o cristianismo deste nosso mundo fictício já está assaz dividido.

Eu não me importo de que um de nós controle o Papa, como um micro-estado tipo Vaticano (houve uma boa proposta de fazer uma "ilha-Vaticano"). A minha proposta é um único Papa católico, de estilo tridentino, num estado soberano do Vaticano, numa ilha qualquer (mais o menos no meio dos países católicos) e controlado pelo Portugal, que é o que mais sabe de intrigas teológicas vaticanas (pelos RPs anteriores).

Quanto à situação religiosa no meu país, a Galiza foi históricamente um país católico. Mas o catolicismo popular galego sempre foi um bocado sui generis, com uma parte importante de cinismo. O país está cheio de igrejas, capelas, ermidas... e também está semeado de romagens a São Tal ou a Virgem de Qual, que têm uma fonte, ou um penedo, ou uma floresta que faz milagres. Isto tudo não são mais do que antigos cultos pagãos pre-cristãos asumidos pela Igreja. Também a cultura e o folclore tradicional estão cheios de lendas e contos mais ou menos irreverentes sobre aventuras de santos, demos e paisanos que contradizem abertamente o magistério e a teologia da Igreja Católica (por não falar dos milheiros de anedotas e contos sobre padres e freiras). A minha opinião (e falo da Galiza IRL) é que os galegos são pagãos, mas eles pensam que são católicos.

Contudo, Galiza (as duas, a real e a minha em RP) está muito secularizada e a práctica religiosa é muito baixa: as igrejas estão quase vazias e mal há curas. São mais practicantes as pessoas de maior idade (que há muitas, é um país muito envelhecido), mas as gerações mais jovens são indiferentes (apesar de seguirem practicando o chamado "catolicismo BBC": Bodas, Baptizos e Comunhões) e cada vez há mais pessoas abertamente ateias, mas seguem a ser poucos. Quanto a outras religiões, IRL a única com presença destacável é a islámica dos imigrantes; para o RP podemos arranjar qualquer outra situação do género.

Aliás, o estado é oficialmente "aconfesional" e Igreja e Estado estão separados... mas "oficialmente": a Igreja continua a ter muitos privilégios e muita influência política (os bispos gostam muito de meter o naris nas leis, e actuam a través dos partidos da direita); e precissamente a influência da Igreja é uma das grandes batalhas políticas no meu país: a esquerda quer um laicismo e uma separação total, a dereita busca um "especial reconhecimento" ou manter o statu quo.

Mas apesar da secularização, o peso histórico e cultural da religião e a igreja católica é muito grande no meu país. A Galiza tem a Catedral de Santiago, um dos grandes centros de peregrinação da cristiandade, aos que chegam os Caminhos de Santiago, e isto sim que é uma coisa que quero integrar no RP se arranjarmos o jeito. Pode ter havido desde séculos atrás rotas de peregrinação a Santiago desde os países cristãos do jogo: o "Caminho Português" fica tal qual é IRL, o resto há que os definir (em lugar do "Caminho Francês" posso ter o "Caminho Godo" ou o "Camino Lapaliano" ou até o "Caminho Almadense"...) Quando tenham os seus mapas internos feitos ou esboçados, podemos tratar disso.
Galiza
Galiza

http://www.nationstates.net/nation=galiza_rp

Mensagem  Portugal Sáb maio 19, 2012 8:58 pm

Pois eu queria ouvir a tua versão por causa de Santiago de Compostela Wink Em qual dos lados está por enquanto?

Aqui não interessa muito a opinião dos crentes, é mesmo o posicionamento dos Bispos, Arcebispos e afins em relação ao Anti-Papa ou Papa. Sempre foram temas polémicos na religião...
Portugal
Portugal

Mensagem  São Paulo Sáb maio 19, 2012 9:05 pm

Em Piratininga, tem assim como tem na real São Paulo, o Santuário de Nossa Senhora de Aparecida. A diferença é que o Rei de São Paulo antes de ser coroado deve receber a benção do Bispo de Aparecida com a Sagrada Ordem dos Cavaleiros de Nossa Senhora ("Templários" Paulistas). Mesmo havendo uma igreja católica nacional, isso a transforma automaticamente em uma igreja ortodoxa, também se há a presença, diga-se de passagem muito forte, de uma igreja católica "ocidental" que atua - politicamente - junto com a igreja católica nacional. Resumindo: Os Arcebispos de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Brasília são favorável aos tridentinos. Já para o Patriarca da Igreja Paulista, tanto faz.
São Paulo
São Paulo

Mensagem  Portugal Sáb maio 19, 2012 10:55 pm

É assim tens de ter em conta um ponto.

A Ortodoxa Paulista, pode inclusive escolher um partido (Tridentino ou Vaticanista), e não é nada do outro mundo que as coisas se comentem entre clérigos ortodoxos paulistas e católicos romanos "tridentinos".
Outra coisa que podes ter em conta são os imigrantes portugueses, e a comunidade portuguesa de Piratininga Wink

Se quizeres até me podem dizer as Dioceses Católicas, que eu coloco na página do Vaticano aqui do forum Wink
Portugal
Portugal

Mensagem  São Paulo Sáb maio 19, 2012 11:16 pm

A Igreja Católica é normalmente composta por descendentes de portugueses e galegos, em 70% dos casos digamos assim. Mas para o Patriarca de São Paulo, é natural uma tendência ao lado dos católicos portugueses pela própria aproximação cultural e política entre paulistas e lusitanos.
São Paulo
São Paulo

Mensagem  São Paulo Sáb maio 19, 2012 11:20 pm

Arcebispado Primaz de São Paulo escreveu:Província Eclesiástica de São Paulo
Arquidiocese de São Paulo
Diocese de Campo Limpo
Diocese de São Miguel Paulista
Diocese de Santo Amaro
Diocese de Santo André
Diocese de Guarulhos
Diocese de Santos
Diocese de Mogi das Cruzes
Arquidiocese de Botucatu (São Paulo)
Diocese de Marília
Diocese de Lins
Diocese de Bauru
Diocese de Ourinhos
Diocese de Presidente Prudente
Diocese de Assis
Diocese de Araçatuba
Arquidiocese de Campinas (São Paulo)
Diocese de Limeira
Diocese de São Carlos
Diocese de Bragança Paulista
Diocese de Amparo
Diocese de Piracicaba
Arquidiocese de Ribeirão Preto (São Paulo)
Diocese de Franca
Diocese de Catanduva
Diocese de Jales
Diocese de Barretos
Diocese de São João da Boa Vista
Diocese de Jaboticabal
Diocese de São José do Rio Preto
Arquidiocese de Aparecida (São Paulo)
Diocese de Taubaté
Diocese de São José dos Campos
Diocese de Lorena
Diocese de Caraguatatuba
Arquidiocese de Sorocaba (São Paulo)
Diocese de Itapeva
Diocese de Itapetininga
Diocese de Registro
Diocese de Jundiaí

Província Eclesiástica de São Sebastião do Rio de Janeiro e Brasília
Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)
Diocese de Barra do Piraí - Volta Redonda
Diocese de Valença
Diocese de Itaguaí
Diocese de Nova Iguaçu
Diocese de Duque de Caxias
Arquidiocese de Niterói (Rio de Janeiro)
Diocese de Nova Friburgo
Diocese de Campos
Diocese de Petrópolis
Arquidiocese de Brasília
Diocese de Brasília (Responsável pelo Ordinariado Militar)
São Paulo
São Paulo

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos