Comunidade NationStates Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Metalomecânica Dácia

Ir para baixo

Metalomecânica Dácia Empty Metalomecânica Dácia

Mensagem  Portugal Dom maio 20, 2012 8:30 pm

Sinopse

A empresa de automóveis, e maquinaria Dácia, foi pioneira no mercado português, embora formada de forma tardia, aproveitou as vantagens dos governos proteccionistas do Marquês de Monforte, que lhe facultaram um crescimento saudável a nível do mercado interno, projectando-a depois para o mercado internacional.

Metalomecânica Dácia Logo_dacia_old
Evolução dos Logotipos

A empresa foi fundada em 1965, com o nome de União Automóvel Portuguesa, tendo mais tarde mudado o nome para Dácia, depois do fundador Domingos Dácia ter-se tornado sócio maioritário. Mantém-se na família do fundador, Domingos Jerónimo de Oliveira Dácia até a actualidade. Inicialmente, até 1968 fabricava motores para diversos fins, e atrelados e peças de automóvel "da concorrência". Em 1968, a par com essas funções, graças a um grupo de jovens engenheiros mecânicos saídos do Instituto Superior Técnico, e muito atentos às tendências do design de então, projectaram um simples e pequeno carro de linhas modernas, mas ao mesmo tempo barato. Foi um sucesso, até no estrangeiro, que poucas perspectivas de mercado se tinha, acabaram por ter vendas até bastante boas.


Metalomecânica Dácia Dacia-1100
O Dácia 1100, o pai de todos os Dácias...

Desde então a Dácia tem-se especializado e fabricar veículos automóveis, e a preços altamente competitivos. As suas fábricas estão situadas em Leiria, Setúbal e Lisboa.

Modelos Dácia Actuais

Dacia Sandero

Metalomecânica Dácia N064SW0050(2)

Dacia Logan

Metalomecânica Dácia 284360

Dacia Logan Pick Up

Metalomecânica Dácia Dacia-logan-thumb

Dacia Logan Mcv

Metalomecânica Dácia Photo4

Dacia Duster

Metalomecânica Dácia Dacia-duster-10

Actualmente a Dácia comprou as acções todas da empresa pública, União Metalo Mecânica Nacional, o que faz da Dácia detentora oficial dessa dita empresa. A UMM tornou-se o braço "mais industrial" da Dácia, fabricando agora a Dácia veículos militares, assim como todo-terrenos utilitários.
Portugal
Portugal

Mensagens : 505

http://www.nationstates.net/nation=portusgaal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos