Calculadora interessante

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Calculadora interessante

Mensagem  Portugal em Sex Maio 25, 2012 7:59 pm

http://www.broomdces.com/nseconomy/nations.php?nation=Portusgaal

Não sei se já conhecem, mas parece-me pouco propensa a erros Wink

_________________
avatar
Portugal

Mensagens : 505

Ver perfil do usuário http://www.nationstates.net/nation=portusgaal

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Calculadora interessante

Mensagem  Galiza em Dom Maio 27, 2012 11:34 pm

Eu estou vendo a questão das calculadoras e continuo a recomendar vivamente a NStracker:

http://tracker.conquestofabsolution.com/

Estive a comparar calculadoras: a NStracker, a NSeconomy e esta (Broomdces, que não conhecia), e as contas que fazem são mais o menos as mesmas. A NSeconomy não diz como é que faz os cálculos, mas pela minha experiência são iguais do que os da NStracker, com uma excepção notável: o desemprego. A NSeconomy dá uma taxa de desemprego muito baixa, e acho que a do NStracker é muito mais realista (e é o que estou a considerar para o meu RP).

Os cálculos da NStracker estão explicados cá: http://tracker.conquestofabsolution.com/economicCalculations

Os da calculadora Broomdces estão cá: http://www.broomdces.com/nseconomy/calculations.php

Comparando fórmulas e tabelas já comprobei que são iguais quanto a produção, exportações, desemprego e tal. A Broomdces trai também uns cálculos sobre "black market" que toma de outra calculadora conhecida, a Sunset.

Na minha opinião, deviamos empregar principalmente a NStracker, por várias vantagens que vejo nela:

Arrow Cria gráficas de evolução muito úteis, e permite gerar tabelas resumo dos nossos dados económicos, que podemos inserir no fórum e que são actualizadas continuamente. Como esta:

Tabela geral:


Tabela de dados militares:


Arrow Outra vantagem desde o ponto de vista militar é que nos "settings" permite estabelecer a percentagem de população apta para combate (interessante para aumentar as nossas forças - mais olhem que o orçamento será o mesmo: serão 1000 soldados bem equipados ou 5000 mal equipados), e distribuir o orçamento (e os homens) entre forças de terra, forças aéreas ou frota naval.

Arrow Também permite incluir dados como a capital, o nome do chefe do Estado, a religião e tal, que no NationStates não se podem estabelecer até chegar a um nível de população. Também se pode meter o mapa nacional.

Arrow Não estou seguro, mas acho que se se regista o fundador da região pode meter-se o mapa regional; e com todas as nações da região registadas acho que há mais utilidades.

Arrow E a vantagem mais importante na minha opinião, e desculpem se sou teimoso com isto, é a de poder fixar uma população realista para o país e que os cálculos todos sejam adaptados a essa população (eu tenho a população fixada e a NStracker dá os dados já adaptados). Isso pode ser a solução para o velho problema de que os novos jogadores não tenham nada que fazer perante as nações imensas dos veteranos, como acontecia antes.

Contudo, Broomdces tem vários feitios que também podem ser úteis:

Arrow Tem uma utilidade para fazer comparações de até 21 nações (http://www.broomdces.com/nseconomy/nations3.php), que podemos utilizar.

Arrow Também oferece dados demográficos, sobre a quantidade de estudantes, desempregados, idosos... (embora isto teria que ser re-calculado se empregamos as populações fixas do NStracker).

Arrow E também estão os dados do "black market", que podem ser úteis para o RP.

Em conclusão, eu empregaria a NStracker, complementada com aqueles dados da Broomdces que não estejam incluidos na NStracker.
avatar
Galiza

Mensagens : 623

Ver perfil do usuário http://www.nationstates.net/nation=galiza_rp

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Calculadora interessante

Mensagem  Almada em Seg Maio 28, 2012 12:35 am

Eu também gosto da nstracker, mas tenho uma dúvida e 2 problemas relativamente a ela:

1) Como aplicaríamos os cortes militares se usássemos essa calculadora? Existe forma de tirar lá directamente x% ao orçamento? Isto seria fácil de resolver, é só curiosidade.

Agora 2 problemas:

2) Se os jogadores definem a sua própria população e se sabemos que todos gostam de ter grandes orçamentos militares, não iriam todos meter o maior número possível e manter o problema? E mais, se alguém mudasse esse valor de 1 milhão para 50 milhões multiplicava por 50 o seu orçamento num dia, o que seria um golpe no realismo do RP.

3) Se tivermos a economia toda bem definida nessa calculadora e o nosso poder económico for definidos única a exclusivamente por ela, na prática matamos o RP económico aqui no fórum, e eu sempre achei que ter empresas a degladiarem-se entre si por mercados noutros países, acções nas outras empresas, truques debaixo da mesa para lixar outras empresas, etc. ia trazer muito interesse ao RP, mas se a acalculadora manda tudo então ninguém terá motivação para fazer esse tipo de jogo.
avatar
Almada
Admin

Mensagens : 751

Ver perfil do usuário http://nsportugal.forumeiro.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Calculadora interessante

Mensagem  Astartia em Seg Maio 28, 2012 8:40 pm

A minha calculadora de eleição é o NStracker. A "new" NSEconomy tem lá umas coisas que não percebo muito bem e não aprecio isso.

Tendo em conta que agora todas as nações até estão por igual em termos de população, até podíamos simplificar e realmente usar a calculadora. Mas para as empresas poderíamos usar uma variação do sistema que eu sugeri, mas mais simplificado, estou a pensar nisso e quando puder, apresento a minha ideia.

Quanto à população, eu sei do que é que estás a falar, temos jogadores "menos honestos" (eles sabem quem são) que são perfeitamente capazes de fazer isso. Tem que ser bem pensado realmente.

Já agora, e como o Nuno no outro dia postou assim, enquanto tivermos valores tão baixos nas calculadoras, a regra dos 0,01 não se aplica. Não é racional eu com a mesma população do reino unido e uma economia semelhante ter um orçamento igual a Portugal.
avatar
Astartia

Mensagens : 235

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Calculadora interessante

Mensagem  Astartia em Seg Maio 28, 2012 8:43 pm

E tenham atenção que a NStracker demora um pouco a actualizar. Eu cheguei hoje a economia "Frightening" e ela ainda diz que estou em "all-consuming" (tive muita sorte com as issues que me foram saindo, boas para a economia sem ter de matar o estado social todo à volta).
avatar
Astartia

Mensagens : 235

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Calculadora interessante

Mensagem  Galiza em Seg Maio 28, 2012 9:57 pm

Tenho visto que a NStracker demora quase um dia em actualizar, ás vezes. A NSeconomy é mais rápida para isso. Quanto às dúvidas do Almada:

Almada escreveu:1) Como aplicaríamos os cortes militares se usássemos essa calculadora? Existe forma de tirar lá directamente x% ao orçamento? Isto seria fácil de resolver, é só curiosidade.
Isso mesmo: teriamos que fazer os cálculos manualmente.

Almada escreveu:2) Se os jogadores definem a sua própria população e se sabemos que todos gostam de ter grandes orçamentos militares, não iriam todos meter o maior número possível e manter o problema? E mais, se alguém mudasse esse valor de 1 milhão para 50 milhões multiplicava por 50 o seu orçamento num dia, o que seria um golpe no realismo do RP.
Eu considero que, caso fixarmos umas populações, estas haviam ficar assim para sempre (ou se calhar podiamos aplicar um crescimento da população realista, tipo 1 ou 2 ou 3% anual - não como no NationStates). Haveria que pensar muito bem antes de decidir a população que se quer ter.

Almada escreveu:3) Se tivermos a economia toda bem definida nessa calculadora e o nosso poder económico for definidos única a exclusivamente por ela, na prática matamos o RP económico aqui no fórum, e eu sempre achei que ter empresas a degladiarem-se entre si por mercados noutros países, acções nas outras empresas, truques debaixo da mesa para lixar outras empresas, etc. ia trazer muito interesse ao RP, mas se a acalculadora manda tudo então ninguém terá motivação para fazer esse tipo de jogo.
Não tenho intenção de que toda a economia dependa da calculadora: podemos fazer RP empresarial, mas de um jeito o mais livre possível, dentro das margens do que diz a calculadora (é dize, não supôr que tenho as maiores e mais poderosas companhias mundiais, tendo um país na miséria). O Peter sabia mais disto, que o está a estudar... mas acho que na calculadora os dados de "government expenditures" (ou "government budget" ou "government waste", sei lá) representam o dinheiro que gasta o Estado (nós, como governos) e outra cifra, a de "consumption", é o gasto do sector privado. Isso pode ser um começo para definir as nossas empresas e trabalhar. A partir de aí podiamos fazer negócios e tal... e não fazer caso das cifras de exports&imports da calculadora, por exemplo.
avatar
Galiza

Mensagens : 623

Ver perfil do usuário http://www.nationstates.net/nation=galiza_rp

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Calculadora interessante

Mensagem  Portugal em Dom Jun 03, 2012 6:15 pm

Muito forte Adolfo... Muito forte mesmo Very Happy

_________________
avatar
Portugal

Mensagens : 505

Ver perfil do usuário http://www.nationstates.net/nation=portusgaal

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Calculadora interessante

Mensagem  Almada em Qua Jun 06, 2012 6:44 pm

Acho que precisamos de ver então primeiro o tal plano de economia do Peter. Por enquanto vou usando a nstracker para tirar os números que preciso.
avatar
Almada
Admin

Mensagens : 751

Ver perfil do usuário http://nsportugal.forumeiro.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Calculadora interessante

Mensagem  Almada em Qui Jun 28, 2012 5:01 pm

O que é que mudou na nstracker que já não consigo ver as listas por categoria? Antigamente mostrava-me apenas as nações da região, agora leva-me para uma lista de todas as nações do mundo.

Por curiosidade, fiquei a saber que Portugal Vermelho tem o 4º maior orçamento militar de todo o nationstates.
avatar
Almada
Admin

Mensagens : 751

Ver perfil do usuário http://nsportugal.forumeiro.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Calculadora interessante

Mensagem  Galiza em Sex Jul 13, 2012 11:16 am

Não sei se viram, mas na NStracker mudaram as fórmulas de cálculo e agora dão uns dados de PIB, desemprego e comércio exterior mais favoráveis do que a NSeconomy (mais PIB por habitante, menor taxa de desemprego e, no meu caso, saldo exportador). Um dos motivos pelos que decidí passar à NStracker foi que os dados de desemprego que dava eram maiores, e na minha opinião, mais realistas... Rolling Eyes

Porém, acho que a NStracker tem mais utilidades do que a NSeconomy e sigo a pensar que é a melhor que podemos usar.
avatar
Galiza

Mensagens : 623

Ver perfil do usuário http://www.nationstates.net/nation=galiza_rp

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Calculadora interessante

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum