1983: Doomsday (história alternativa)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

1983: Doomsday (história alternativa)

Mensagem  Galiza em Seg Mar 25, 2013 11:55 pm

Esta fim de semana, navegando pela net, topei com uma wiki de "história alternativa", outro passatempo meu (e suspeito que também seu, pois tem muito a ver com o que fazemos cá):

http://althistory.wikia.com

Nesta wiki há vários cenários ou "timelines", e reparei no chamado "1983: Doomsday". Este timeline tem lugar num mundo paralelo onde o ponto de divergência com o mundo real foi uma guerra nuclear entre os EUA e a URSS em setembro de 1983. Ambas as superpotências ficaram aniquiladas, igual que a maior parte das nações poderosas: França, Reino Unido, Alemanha... estas ex-grandes nações ficaram destruidas em sua maioria, e apenas sobrevivem pequenas comunidades que tentam reorganizar-se como estados, áreas mortas e radiactivas, senhores da guerra y terras selvagens estilo "Mad Max". Por contra, outros países menos afectados pela 3ª Guerra Mundial conseguiram continuar a civilização, mas todos eles sofreram grandes mudanças internas.

Por exemplo (aínda não vi mais do que uma pequena parte), o Brasil fugiu à guerra atómica e foi o grande refúgio da humanidade, e pela época actual teria chegado a ser a maior potência económica e militar do mundo (com a competência da união da Austrália e a Nova Zelândia, a outra grande potência deste timeline). Como dado curioso, após a destruição de Roma, o Novo Vaticano teria sido criado em Rio de Janeiro. O Brasil teria sido fundador da nova Liga das Nações e teria-se unido às outras nações da América do Sul para criar uma grande Confederação, com capital em Montevideo, Confederação que nesse mundo é a maior potência mundial, o modelo de nação livre e democrática e a vanguarda do desenvolvemento (nesse timeline paralelo, a internet foi criada no ano 2000 por Argentina e Chile, com o nome de "Remundo" - Rede do Mundo).

http://althistory.wikia.com/wiki/Brazil_%281983:_Doomsday%29
http://althistory.wikia.com/wiki/South_American_Confederation_%281983%3A_Doomsday%29

Portugal ficou bem pior: as bombas atómicas apagaram do mapa Lisboa e o Porto e a maior parte do continente está arrasado (apenas o Norte, com Entre Douro e Minho e Tras-os-montes, ficaram relativamente pouco destruidos, graças às montanhas). A República Portuguesa sobreviveu na Madeira e nos Açores (e Cabo Verde, novo "estado associado"), e a capital do novo Portugal é Ponta Delgada. Na actualidade Portugal estaria tentando reconstruir o território continental, e estaria a discutir seu futuro depois de receber uma oferta do Brasil para se integrar na Confederação da América do Sul.

http://althistory.wikia.com/wiki/Portugal_%281983:_Doomsday%29

A Galiza, por contra, foi um dos países que prosperaram após o holocausto nuclear. As bombas soviéticas arrasaram quase toda Espanha (cheia de bases americanas), mas a isolada e montanhosa Galiza foi a região menos afectada e foi onde melhor se recontruiu a civilização. Espanha ficou convertida numa grande extensão arrasada e em anarquia, e apenas uns poucos núcleos organizados sobreviviram, formando-se quase uma decena de pequenos estados. Pelo que levo lido, a Galiza foi o que deu melhor e hoje é seria uma república independente (reconhecida até pelos estados que procuram restaurar Espanha), com certo poder marítimo, membro fundador da Liga das Nações, com uma sólida aliança com Portugal e grande influência (quase protectorado) sobre a República de Asturias. Asseguro-lhes que eu não sabia nada disto até o domingo, mas tem interessantes paralelismos com o meu RP.

http://althistory.wikia.com/wiki/Republica_de_Galicia_%281983%3A_Doomsday%29

E outras coisas interessantes que ví foi o "rogue state" meio imperialista, meio país de piratas, criado pela máfia em Sicília (inimigo de Portugal), a próspera e poderosa União Nórdica dos países escandinavos, o novo reino federal grego (que domina Grécia, Chipre, Libia, Egipto e a Turquia européia)...

As histórias e desenvolvimentos que levo lido (e mais que vou ler, o site é mesmo interessante) lembran-me muito ao que fazemos no RP: nessa reconstruição dum mundo post-apocalíptico, também lá há países que restauram monarquías de séculos antes ou fazem revivals historicistas, também há guerras coloniais, também há teocrácias e régimes estilo soviético, também há (ao lado do anterior) guerra, economia e diplomácia ao estilo do século XX, também há processos de construição de nações, novas constituições, eleições... e até também há grandes "lotes vazios" de terras selvagens.

Olhem as ligações que postei e naveguem pela wiki (sempre no timeline "1983: Doomsday" - há mais), e verão. Até dá para obter idéias.

Já dirão se gostam.
avatar
Galiza

Mensagens : 623

Ver perfil do usuário http://www.nationstates.net/nation=galiza_rp

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1983: Doomsday (história alternativa)

Mensagem  Sarvoya em Ter Mar 26, 2013 4:44 am

Achei muito divertido, é como se a Guerra Fria tivesse sido "Quente" Razz e os nomes dos países e territórios alternativos... giro Razz
Só uma coisa que não percebi, esse Doomsday foi durante a Ditadura Militar no Brasil. Tenderia a piorar os direitos humanos por aqui, mesmo com esse salto na economia que realmente houve durante a Ditadura, já que nenhuma pressão internacional poderia ocorrer e não se sabe se teríamos o Diretas Já. Seria como uma China bipartidária capitalista com o ARENA e o MDB.
Já consigo imaginar mais um Vaticano no lugar de Aparecida que no Rio.
avatar
Sarvoya

Mensagens : 857

Ver perfil do usuário http://www.facebook.com/gustavopfurla

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1983: Doomsday (história alternativa)

Mensagem  Commonwealth em Sex Mar 29, 2013 4:56 pm

Hoje estive a ver isso e agora entrei no bar e do fórum e esbarro-me com isto Razz
avatar
Commonwealth

Mensagens : 911

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: 1983: Doomsday (história alternativa)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum