Comunidade NationStates Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estado Livre da República de Saskatchewan

Ir para baixo

Estado Livre da República de Saskatchewan Empty Estado Livre da República de Saskatchewan

Mensagem  Tony Silva Sáb Nov 24, 2012 7:49 pm

Estado Livre da República de Saskatchewan 14-19
República de Saskatchewan
Não foi há muito tempo que Saskatchewan saiui dum dos periodos mais conturbados da sua história. A Guerra Constitucitionalista mudou por completo o pais, eliminando as velhas elites, mas algumas coisas também não mudaram. Na Guerra Constituicionalista dois forças principais oposeram-se, os Federalistas, defensores da Velha República Federal, e os Constituicionalistas, defensores de um estado centralizado e eventuais vencedores da guerra. Outras facções também existiram, estas foram denominadas por Oportunistas pelas duas principais facções, os Oportunistas eram pequenas facções de Nacionalistas, Comunistas, Socialistas e Monárquicos, os Oportunistas por vezes aliavam-se com as principais facções mas no fim acabaram por ser renegadas pelos vencedores.

O Presidente ganhou poder com o triunfo dos Constituicionalistas. Já não é uma figura quase simbolica e embora não possua poder totalitário, algo que nunca foi objectivo dos Constituicionalistas, tem amplos poderes de decisão. Entres os seus poderes inclue-se a capacidade de nomear um Secretário Geral e o seu governo, embora estes tenham de estar presentes na Câmara eleita da Duma, e também possui o poder de os demitir desde que possua um motivo justo; pode convovar eleições e fechar a Duma, desde que tenha o apoio da maioria nela; nenhum tipo de legislação pode ser lei sem o seu consetimento, embora se tál consetimento não for dado tem de apresentar um motivo justo. O Presidente é eleito de cinco em cinco anos por todos os homens e mulheres com mais de 21 anos que tenham a sua situação financeira regularizada, saibam lêr e escrever Saski e tenham servido nas forças armadas. Não existe limite de mandatos.

A Duma, que anteriormente estava dividida em vários Senados Provinciais, é o parlamento da República de Saskacthewan e única instituição que poder criar novas leis e mudar velhas leis. No entanto não pode mudar a Cosntituição sem o consetimento prévio do Presidente, mesmo que tais mudanças tenham o consetimento da maioria da Duma. A Duma também pode convidar o Presidente, o Secretário Geral e o seu governo para serem entrevistados pelos membros da Duma numa sessão de porta fechada, pode também demitir o Secretário Geral e o seu governo desde que tenha o consetimento do Presidente.

Os representantes na Duma estão divididos em dois grupos. Um grupo mais pequeno chamado de Druzhinas, são representantes nomeados pelo Presidente que não podem ter afiliação com qualquer força politica, este grupo é constituido por memblos do Cléro, Aristocratas, Militares, homens de Negócios e Intelectuais de várias origens. Os Druzhinas podem ser nomeados pelo Presidente em cada mandato ou então são nomeados por grupos fechados, como é o caso dos Aristocratas, Militares e Cléro. O segundo grupo, maior, é composto por representantes eleitos nos seus diferentes districtos por todos os homens e mulheres com mais de 21 anos que tenham a sua situação financeria regularizada e saibam lêr e escrever Saski ou então caso saibam lêr e escrever Finsk e sejam dessa etnia podem votar para os representantes desta minoria. As eleições para a Duma são realizadas de quatro em quatro anos e membros de ambos os grupos não possuem limite de mandatos.

Embora Saskatchewan seja sem dúvida uma República com eleições livres não deixa de ser um regimer algo autoritário. Grupos Nacionalistas e Comunistas são o alvo preferido da Okhrana, policia secreta e politica de Saskatchewan, e obviamente não são permitidos estár representados na Duma. Embora os Federalistas tenham perdido a Guerra Constituicionalista têem representação na Duma, ainda que aqueles que se identifica com os Federalistas são vistos com alguma suspeita e a Okhrana têm sempre um olho sobre eles. Os Corpos Especiais de Gendarmes, policia militar e regular de Saskatchewan, tamém são uma ferramenta para o autoritarismo de Saskatchewan seja quando organizam um carga contra manifestantes, quando apreendem alguem por "demonstrar opiniões dissedentes" ou mesmo por intimidarem a população a votarem num certo candidato. Ambas as organizações fazem parte da pasta do Secretário da Segurança Interna.

Na Duma as seguintes facções politica estão representadas: os Kadet-liberais, uma facção liberal, moderada e secular, a mais poderosa actualmente que compõe a maioria da Duma eleita e ocupa muitos cargos administrativos, é uma das sucessoras da grande facção Constituicionalista, embora seja uma facção assumidamente liberal e moderada o autoritarismo é inerent aos seus membros e temem que se uma facção mais liberal, socialista ou memso anti-regime tomasse poder o pais cairia em Anarquia; os Kadet-Conservadores, uma facção conservadora assumidamente anti-comunista e anti-federalista, é uma das sucessoras da grande facção Constituicionalista, é tão autoritária como os Kadet-liberais, se não for mais, e é militarista; os Radicais Liberais, uma facção liberal ,federalista e anti-comunista, sucessora da grande facção Federalista, econtra-se completamente humilhada e perdeu muito do seu apoio, inclui entre os seus membros algun nacionalistas dispostos a cooperar e monárquicos disiludidos; os Progressistas, facção socialista moderada, é a principal força politica de esquerda na Duma e em Saskatchewan, constituida por membros mais á esquerda da antiga grande facção Constituicionalista e das pequenas facções Socialistas, tál como os Kadets defende o actual regime politico mas com as suas prórprias visões de esquerda; os Sociais-Revolucionários, uma facção federalista e socialista, é talvez a versão socialista dos Radicais Liberais mas nunca fez parte da grande facção Federalista, já que esta era assumidamente anti-comunista/socialista.

Estado Livre da República de Saskatchewan CRsDd
Marechal Pyotr Denikin, actual Presidente

Pyotr Denikin, Marechal do Exército Repúblicano do Estado Livre, primeiro e segundo Presidente eleito depois da Guerra Constituicionalista. Tendo começado como um oficial de baixa patente no Exército da Federação de Saskatchewan veio a ser considerado um heroi para os Constituicionalistas durante a Guerra, tendo começado por ter sido também um oficial de baixa patente nessa facção mas á medida que dava mais victórias á sua facção foi subindo na hierarquia até ter passado a ser o chefe militar Constituicionalista. É hoje considerado uma heroi nacioanal embora seja algo odiado pelos apoiantes da facção Federalista.

É uma figura algo paternalista, autoritária, militarista e é apartidário. É apoiada pelos Kadets e Progressistas, embora estas facções tenham visões diferentes em vários aspector consideram que a manutenção do actual regime é important e é necessario uma figura unitária para manter o pais unido.

Os seus dois mandatos foram protagonizados incialmente pelos toques finais na transição para um novo regime que já tinha de certo modo sido consolidado durante o governo provisório. Para além disso também veio a introduzir as suas próprias politicas: reorganização das Forças Armadas e reconsiliação com as forças Federalistas dentro das Forças Armadas, ilegalização dos sindicados não estatais, ilegalização de facções comunistas, com quem certos Constituicionalistas desejavam uma reconciliação, entre outras politicas seguidas.


Última edição por Saskatchewan em Qua Nov 28, 2012 3:28 pm, editado 4 vez(es)

Tony Silva

Mensagens : 42

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos